Gastronomia

Culinária Japonesa

A culinária tradicional japonesa, denominada ―washoku é o mais novo patrimônio cultural do Japão e recebeu título em 2013, como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO por valorizar os sabores e a sazonalidade dos ingredientes, pela perfeição da apresentação visual e, sobretudo, por representar as tradições japonesas e o que estas contribuem para intensificar os laços familiares e entre as pessoas das comunidades. A chegada de um novo ano geralmente é celebrada com uma refeição típica com comidas tradicionais com louças especiais para este dia.

Pelo fato de o pais estar circundado pelos mares do Japão e Oceano Pacifico nas correntezas de águas geladas, o pais é bastante favorecido com variedades de frutos do mar e por esta razão, o consumo de proteínas de origem marítima é de maior quantidade, porem a culinária japonesa não se limita somente aos sushis e sashimi. Com influência do domínio de budismo, culinária japonês se desenvolveu utilizando várias verduras e produtos feitos de feijão soja como seus ingredientes e aperfeiçoando o jeito de cortar, cozinhar e pôr nos pratos. A culinária japonesa não se degusta somente pelo sabor, mas sim pela sua beleza e qualidades nutricionais, portanto deverá ser degustado no ambiente claro onde possa apreciar junto com as louças selecionadas para combinar com comida em que receba.

O Festival do Japão RS contempla espaço gastronômico proporcionando a experiência do paladar aos frequentadores com a variedade da culinária japonesa. Alguns dos exemplo:

Tempura – vegetais em pedaços, frutos do mar e carnes fritas

Gyoza – Bolinhos recheados com carne de porco e vegetais

Takoyaki – um bolinho  passado no polme e frito com um pedaço de polvo dentro

Yakisoba – massa frita com legumes ao estilo japonês

Yakitori – espetinhos  de frango com molho adocicado de shoyu

Onigiris– bolinhos de arroz temperado, recheados ou não com frutos do mar, vegetais ou o tradicional umeboshi.